Desenvolvido por Crica Design

  • Facebook - Grey Circle

Entenda como o Horário de Verão afeta nosso organismo

17/10/2017

 

O horário de verão começo no último dia 15 de outubro e tem como principal objetivo a economia de energia elétrica já que os dias ficam mais longos durante a primavera e o verão.

Com o adiantamento do relógio as pessoas dormem antes do habitual e também acordam 1 hora mais cedo alterando o funcionamento do relógio biológico e segundo especialistas, trazendo alguns prejuízos a saúde como como sonolência durante o dia, insônia à noite, cansaço e falta de apetite.

Chamada pelos médicos de "desordem temporal interna", essa confusão que acontece no nosso organismo tende a entrar no ritmo do novo horário mas em velocidades diferentes em cada pessoa.

Enquanto para algumas pessoas uma hora a mais seja uma chance de aproveitar melhor o dia, para outras pessoas significa mais sonolência, irritabilidade e mau humor pela manhã.

Isso acontece porque acordar com o dia ainda escuro afeta a secreção do hormônio melatonina, acionado pela falta de luz, alterando o metabolismo.

Os hormônios são regulados pelo ritmo do dia, pela claridade do sol e pela escuridão da noite. Com o horário de verão pode haver atraso nessa secreção, causando sonolência por alguns dias, o que pode ser perigoso para quem precisa estar alerta no trabalho.

Uma dica para evitar essa sonolência e mau humor matutino, é dormir pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia, durante dez dias proporcionando uma adaptação lenta e gradual do relógio biológico ao novo horário sem sem causar reações no organismo.
Manter a qualidade do sono escolhendo um ambiente escuro, com temperatura agradável e silencioso, evitar fazer exercícios 3 horas antes de dormir e evitar a ingestão de cafeína e comida pesada a noite também são dicas muito úteis para se adaptar ao novo horário além de serem dicas que podem ser utilizadas sempre para acordar com mais disposição e bom humor.

 

Fonte: www.maisequeilibrio.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A proteção ao meio ambiente como parte do nosso DNA.

September 20, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 7, 2019

July 29, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags